terça-feira, 3 de abril de 2012

A DOENÇA DE MAREK

A DOENÇA DE MAREK
Môsar Lemos



            A doença conhecida como neurolinfomatose, doença do olho cinza ou doença de Marek é uma doença viral das aves provocada por um vírus da família Herpesviridae, e que acomete as galinhas domésticas, com relatos de sorologia positiva e lesões sugestivas em outras espécies de aves.
            Trata-se de uma doença linfoproliferativa contra a qual existe vacinação, fato extremamente raro nas neoplasias. Manifesta-se sobre diversas formas, porem todas elas associadas a proliferação de linfoblastos, sendo a forma paralitica a mais comum, com acometimento dos nervos periféricos geralmente unilateralmente, produzindo uma sintomatologia conhecida como “posição de bailarino”, pois a ave se apresenta com uma perna distendida para trás e outra para frente. O nervo mais comumente afetado e o isquiático que se torna espessado com duas a três vezes o seu diâmetro normal e com alteração na coloração que de creme claro se torna acinzentado.  Outros nervos podem ser afetados, como por exemplo, o nervo vago, o que determina o aparecimento do “papo pendulo”, ou o nervo braquial provocando paralisa da asa.

            Quando ocorre o acometimento do olho, a infiltração de linfoblastos e outras células provoca uma descoloração da Iris que se torna cinzenta (a iris das galinhas geralmente é amarela ou alaranjada) e uma irregularidade no contorno da pupila, que perde sua forma circular, podendo progredir ate a cegueira.



            Podem ocorrer também tumores na pele na região dos folículos das penas, o que provoca no caso de frangos de corte, a condenação das carcaças devido ao aspecto repugnante que se estabelece.



            Nos órgãos viscerais podem aparecer infiltrados e aumento no volume que em alguns caso como no baço pode levar a ruptura com hemorragia, as vezes fatal. Os tumores podem também ser vistos no fígado, ovários, intestinos,etc.





            O vírus se replica no epitélio do folículo da pena e através do processo de descamação natural é liberado no ambiente junto com a poeira e partículas em suspensão sendo então inalado por aves suscetíveis que poderão ou não desenvolver a doença. O estado de infecção permanece e o vírus continua a se multiplicar e se disseminar no ambiente.
            A vacinação e a única forma de proteger as aves contra a doença, já que a mesma não tem cura depois de estabelecida, e deve ser feita no primeiro dia de vida do pintinho antes que ele tenha contato com outras aves e ambientes contaminados pelo vírus. A vacinação é feita através de injeção subcutânea na pele do pescoço em dose única. Existem diversas vacinas disponíveis no mercado sob a forma liofilizada ou congelada.  A produção de vacinas contra a doença de Marek foi um marco na historia da medicina e chegou-se a pensar na época que seria possível controlar o câncer humano com o uso de vacinas.
            A doença foi descrita pela primeira vez em 1907 pelo Dr Joszef Marek como uma paralisia parcial em galos, na Hungria. Posteriormente a doença recebeu o nome do pesquisador como uma homenagem ao seu trabalho.
            Um aspecto interessante da doença de Marek é que ela é capaz de induzir aterosclerose em galinhas, servindo estas aves como modelos experimentais desta condição patológica em seres humanos.

9 comentários:

  1. oi querro saber o nome da vacina por vafor.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, boa tarde, boa noite!
    Eu só queria dizer que essa doença TEM CURA SIM, porque eu tinha 7 pintinhos e 3 deles ficaram doentes, e após pesquisar os tipos de doença e sintomas delas, descobri que tinham essa tal MAREK.
    Dai separei das demais, orei por elas pedindo a Deus que as curassem e também fiquei dando COUVE bem picadinha para elas, várias vezes ao dia, passado aproximadamente 10 dias, aos poucos elas foram se recuperando e voltaram a andar normalmente.
    Tenho vídeos provando isso, onde falo as datas que filmei, mas ainda não enviei para o You Tube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Longe de mim querer duvidar de vc, mas, será que suas aves estavam mesmo com marek? Há uma outra doença chamada de "perna bamba" que afeta as aves devido, em parte, à falta de cálcio. Sabemos que na couve contém bastante esse mineral.

      Excluir
  3. Boa tarde, tenho duas aves que estão com essa doença, mas não sei qual o remedio que aplico.

    ResponderExcluir
  4. Qual o nome da vacina e nao se pode administrar na forma oral.porque tenho aves com estes sintomas.

    ResponderExcluir
  5. ave adulta que apresentar este tipo de simtoma pode ser comida?

    ResponderExcluir
  6. Tive duas aves que tiveram essa doença, dei doxiciclina duas vezes por dias, durante 8 dias, elas foram se recuperando até ficarem bem. Assim que voltarem a andar vc precisa deixar elas soltas por um período durante o dia para reativar os músculos novamente. Alimente bem e deixe água perto, se possível presa a algum lugar, pq eles perdem o sincronismo e derrubam a água.

    ResponderExcluir
  7. bom dia amigos qual o procedimento para essa doença, tenho um galo com tumores nas coxas e no subricu do galo estou com muita pena, fazendo de tudo,

    ResponderExcluir
  8. tambem, dois frangos novos de 4 meses estão fracos caindos das pernas, nao se equilibra, o que fazer.....

    ResponderExcluir